TUCUM 6 ANOS DEPOIS...


Depois de 6 anos sem aparecer nessa trilha, sabadão 21 de abril 2018 (FERIADO TIRADENTES), retornamos ao cume do CAMAPUÃ e TUCUM na belíssima SERRA DO IBITIRAQUIRE. 

Dia de céu azul, sol, pouco vento, perfeito para uma trilha de montanha. 



Quem foi?

JOPZ E RUBI da BASE1 BRASIL
LEANDRO E ANGELA da PÉ NA TRILHA
THIAGO da PÉ NA TRILHA
KELVIN da PÉ NA TRILHA
MANU


O ponto de encontro foi no POSTO TULIO IV ali na BR 116 prox. do portal da Graciosa. Banheiros limpos, Lasagna saborosa, Pão de Queijo crocante, WI-FI funcionando, tudo bem aproveitado até o pessoal chegar e simbora para FAZENDA DA BOLINHA rever a D. Marlene e os seus gatos... infelizmente os gatos se foram, mas ela estava lá e nos recebeu com a mesma simpatia de sempre.

Surpresa mesmo foi encontrar o local BOMBANDO de tanta gente, mais de 30 carros, gente pro Ciririca, pro Tucum, pro Cerro Verde, affffg.... vamos procurar umas trilhas mais alternativa pra fugir da MUVUCA, mas por outro lado foi legal porque reencontrei o OTAVIO que conheci nas reuniões do grupo de montanhistas AMC e desse vez estava na equipe da ANNA WANKE TURISMO DE AVENTURA.

Ritmo de passeio, gastamos 5h pra subir e 3:30h pra descer. 

Chamou atenção que vimos muita vida silvestre... dois mutuns na estrada, um mutum na trilha, uma caranguejeira na toca, e a cereja do bolo: DOIS MACACOS !!! 





Lá no cume do TUCUM rolou POLENTA COM LINGUIÇA entre outras comilanças. Durante a semana eu fui no mercado, comprei uma LINGUIÇA PORTUGUESA de primeira, fritei com BACON, deixei no papel toalha para retirar o excesso de óleo, guardei num tupperware e levei o fogareiro só pra ESQUENTAR... junto com a polenta fez uma combinação perfeita. Parabéns para ANGELA pelo tempero caprichado polenta TOP. 

De sobremesa PAÇOQUINHA e BOLO. 


CONCLUSÃO: apos mais de 5 anos sem sujar as botas nessa trilha, o que eu percebi é uma intensa degradação da trilha... esta bem aberta, na parte das pedras há muitos caminhos alternativos, a famosa arvore entalhada da bifurcação do CIRIRICAXTUCUM caiu !!!! botaram uma placa no local... as áreas de acampamento se multiplicaram como pipocas na panela. Porém tem MENOS lixo jogado e acho que isso faz parte de um processo natural de crescimento, popularização das trilhas, etc etc etc... 

... e a "culpa" é de quem? do progresso? da internet que facilita o acesso a informação? do GPS que nivela o acesso as trilhas? Nivela POR BAIXO diga-se com toda enfase. Parece que qualquer um pode fazer qualquer trilha se tiver um GPS na mão. Mas na prática não é assim... já entrei em trilha que GPS não deu conta. 

... e de certa forma é aquilo que o kamarada ELCIO DOUGLAS já profetizou décadas atras para a trilha do PP e afins... quem gosta e curte essas trilhas em sua forma primitiva e selvagem vai acabar fugindo e buscando alternativas, porque assim como ele eu gosto de trilha no mato pra andar sozinho, no silencio, ouvindo os BICHOS, ouvindo a água correr sobre as pedras, e não aquela MULTIDÃO com criança fazendo correria e gritaria no cume do CAMAPUÃ (nada contra as crianças, só que prefiro ouvir os pássaros)... 

... felizmente existem mil alternativas ENTÃO SIMBORA PRAS TRILHAS MAIS FECHADAS, ABANDONADAS, CHEIAS DE TAQUARAS, CARAGUATÁS, SACIS E BOITATÁZ, porque pra ver GENTARADA eu vou ao SHOPPING e não pro MATO.


 Linguiça Portuguesa com Bacon.. fritei na sexta... detonamos no sabado...


 Subida light... só levei essas tralhas + comida.


 Solar TAG. Ponto de partida no TAGMOVEL. Aquilo na garagem é um FORD GT?

 Lasagna delicia no Posto Tulio. Café da Manhã dos Campeões!!!








Foi um sábado MUITO bem aproveitado e inesquecível.
Xupa essa PS4!
Obrigado a todos pela companhia e paciência.
Até a próxima!

JOPZ - BASE1 BRASIL - ABRIL 2018

Comentários

Rb disse…
Demais! Dia perfeito! Só realmente me assustei com a quantidade de pessoas! Espero q a consciência do cuidado com o q se faz numa trilha esteja em todos.
JOPZ_B1B disse…
Verdade... mais de 20 barracas no Camapuã e Tucum já parece bastante.
Angela Ester disse…
Que dia maravilhoso! inesquecível!

Postagens mais visitadas