OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES

Domingão fomos conferir o filme MILLENNIUM - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES na telona do Cinemark Park Barigui.



RESUMINDO: É um filme interessante de investigação sobre uma garota desaparecida e um serial killer.


ESTICANDO: + do q isso, é um filme com quase 3 horas de intrigas, perseguições, vinganças, mistérios, violência, perversões, sacanagem, neve, frio e tudo isso com direito uma personagem punk bem interessante. Filme baseado no livro do falecido escritor Stieg Larsson que na vida real presenciou uma cena de estupro de uma jovem chamada Lisbeth e isso o marcou por toda vida. Ele não conseguiu ajudar a salvá-la e depois escreveu um livro usando o nome dela como personagem em uma trilogia com os seguintes títulos:


OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO
A RAINHA DO CASTELO DE AR




CRITICANDO: por que diabos os brazukas teimam em fazer traduções livres dos títulos dos filmes? Esse chama-se THE GIRL WITH THE DRAGON TATOO que deveria ser apenas A GAROTA COM TATUAGEM DE DRAGÃO, um nome intrigante que despertaria minha curiosidade e que tem uma puta relação com o personagem. Virou  MILLENNIUM BLÁ BLÁ BLÁ, ora pois, já existe uma série de ficção com esse nome (e bem fraquinha diga-se de passagem), um revista em quadrinhos com esse nome e um álbum da banda Capital Inicial só pra engrossar o angu... 



COMPARANDO: a abertura é no melhor estilo 007, e  com a presença do Daniel Craig no elenco é uma associação automática. Tem uma personagem feminina muito forte que é uma mistura da TRINITY (MATRIX) com a MOLLY (NEUROMANCER). Lisbeth Salander é punk, bissexual, andrógina, nerd, hacker, anti-herói, inteligente, psicologicamente instável, socialmente desajustada e emocionalmente cativante. O visual dela é totalmente PUNK com direito a gilete pendurada no pescoço e sua presença é instigante e intensa.  Em Neuromancer existe uma família poderosa (Tessier-Ashpool) e cheia de podres que vive reclusa em uma estação espacial. Nesse filme existe uma família poderosa (Vanger) e cheia de podres que vive reclusa em uma ilha . Coincidência ou inspiração?    ;-)   Outra comparação ululante é a cena com o serial killer ouvindo ENYA que me fez lembrar do Silencio dos Inocentes (o bandidão todo calmo, ouvindo musica, com a vítima agonizando só pode ser discípulo do Dr. Lecter). 




REPUDIANDO: haja paciência para tanto merchandising... a Coca-cola querendo vincular sua imagem com gente descolada, livre e moderna, VAIO, Epson, Google, Range Rover, Wikipedia são apenas alguns dos que aparecem sem sutileza e podes crer que ninguém aparece na telona do cinema de graça.

QUESTIONANDO: Será possível nevar com o termômetro marcando -20? E quem é que consegue andar de motoka no galeto com uma temperatura dessas? Primeiro que é congelante, segundo que a neve vira gelo no chão e fica difícil manter o equilíbrio, perigoso até para caminhar...



ELOGIANDO: kurti a abertura com uma versão do Led Zeppelin... Imigrant Song é uma música  que fala sobre vikings e nórdicos e combina muito bem com um filme que se passa na Suécia. Eles brindam com a frase SKOL que em sueco significa A SUA SAÚDE. Outra coisa legal é que a garota punk não é espertinha por acaso... ela aparece com um livro das melhores partidas do BOBBY FISHER (um gênio americano do xadrez). Pra ficar ainda melhor pegamos a promoção do lápis vermelho no Park Shopping Barigui, ingressos a 6,00 e como pagamos 1/2 entrada custou apenas 3 pilas UEBAS! Sobrou moeda pra comprar jujubas.

INFORMANDO: O diretor David Fincher é o mesmo que fez BENJAMIM BUTTON, QUARTO DO PÂNICO, SEVEN, ZODIACO... gostei de todos e o filme ficou legal, mas é uma versão hollywood e isso me faz lembrar que:


O filme japonês OS 7 SAMURAIS é melhor que a versão hollywood 7 HOMENS E UM DESTINO... 


O filme francês NIKITA é melhor que a versão hollywood A ASSASSINA... 


O divertidíssimo ZATOICHI é mil vezes melhor que a versão hollywood FÚRIA CEGA e isso é só a ponta do iceberg...


... isso significa que pretendo conferir a versão SUECA, até porque eles já transformaram os 3 livros em 3 filmes em 2009 e como hollywood tem o péssimo hábito de piorar tudo então a experiencia para ser completa requer a leitura dos 3 livros, ver os 3 filmes suecos e esperar para ver as 3 versões americanas... Affffffffff Mãe! Li outras críticas (VALEUZ GAROTA DELPONTE - LINK) e já descobri que a versão hollywood tem um final diferente da versão sueca e isso só aumenta a coceira pra conferir tudo.




CONCLUINDO: legal o filme, me manteve interessado e curioso. Agora com certeza vou correr atras para conferir o livro, pois quero saber o destino da  personagem LISBETH e não quero ficar esperando até sair o próximo filme. Kamarada JOTA mandou a dika lá de sampa, Jopz kurtiu e recomenda também. 

Comentários

Mildão disse…
eu li o livro e assisti a versão sueca, vou conferir esse tbem ;)
Garota Delponte disse…
Eu gostei da versão americana, tirando o que vc mesmo disse e o que eu disse lá no blog dos viciados...
E ainda o fato de a personagem mais intrigante e interessante ser uma nerd punk é muito legal, sendo que o punk está voltando(problemas economicos na Europa geram punks e tomara que gerem boas músicas tb).
Agora Lisbeth Salander, uma hacker baseando suas pesquisas pela wikipédia é de matar mesmo...

A versão sueca é mais autêntica e foi feita para os leitores do livro, além do que os suecos são menos pudicos do que os americanos com relação as cenas da Salander e da Miran Wu então as meninas não vão pra cama de soutien...
Um personagem que cresce nos próximos livros é a Editora chefe da revista Millenium e amante do Mikael Blomkovitz, vamos ver como a versão americana vai trabalhar a Robin Wright (ex Sra Sean Penn).
Leia o livro, veja a versão sueca (tem passado as 3 nos canais Max da HBO) e depois me diga, qual a sua Salander preferida.
Li a trilogia, assisti ao filme suéco, mas ainda nao vi a nova versao. Gostei demais da trama, mas a Lisbeth aparece na propaganda em fotos como se fosse uma serial killer, haha nada a ver!(pelo visto apelo sempre atrai com mais precisao, né?).

Entre essa semana e a próxima verei a versao americana... A Sueca foi meio lenta...
Bruno Teixeira disse…
JOPZ MISTER CRITICA!! HEHEHE

ABRÇS
BRUNO JP TEIXEIRA - O PORTUGA
francomafra disse…
Gostei do post Jopz, já li os três livros e, aliás, não são só os brasileiros que mudam os nomes, aqui em Portugal também os nomes são diferentes, acho que o nome do livro (com certeza do filme também), por exemplo é "Os homens que odeiam as mulheres", ou seja, isso é coisa de quem fala português, rsss.Ainda não vi o filme, comecei a ver a versão sueca mas a legenda tava maluca e eu não tive paciência, mas ouvi dizer que é mesmo melhor do que a versão americana, aliás, essa versão não foi muito bem recebida pela crítica, mas só vendo as duas versões e lendo os livros para saber e julgar, né?
Bruno Teixeira disse…
A RESPEITO DA ALTERAÇÃO DE NOMES, EXISTE UM ACORDO MUNDIAL DE TROCA DE NOMES, ISSO SE APLICA ATÉ NOS CARROS. OS CARROS AQUI TEM UM NOME, E LÁ FORA TEM OUTRO NOME, ISSO ACONTECE PARA CRIAR BARREIRAS DE EXPORTAÇÃO.

UM EXEMPLO DE UM COLEGA MEU FOI PARA ALEMANHA E DEIXOU PRE AGENDADO O ALUGUEL DE UM GOLF, QUANDO CHEGOU LÁ O CARRO TINHA A FRENTE DO FOX (BRASIL) MISTURADA COM A TRASEIRA DE UM GOLF (BRASIL), E O MOTOR UMA PORTARIA IGUAL A DO FOX... DE REPENTE NA ESTRADA UM GOLF(BRASIL) PASSOU NA FRENTE DELE E AÍ QUE ELE VIU O CARRO QUE ELE QUERIA MAS TINHA OUTRO NOME O QUAL NÃO VOU LEMBRAR... POR ISSO ALÉM DE TUDO O SERVE PRA CONFUINDIR A CABEÇA DOS TURISTAS!!!

ABRÇS
BRUNO JP TEIXEIRA - O PORTUGA
http://brunojpteixeira.blogspot.com/
Camile Teske disse…
Oi Jopz! Assisti com o João e adoramos... Muito intrigante! Bora ver as versões suecas agora!
Abrs,
Camile
Índia disse…
Você me fez querer muito ver esse filme, cara! Darei o meu parecer quando isso acontecer.

Ah, sim, nossas traduções de títulos de filmes são muuuuuito bizarras, dia desses mesmo comentava isso.
JOPZ_B1B disse…
legal, o plano é esse mesmo... compartilhar experiencias, informações para que os sobreviventes do blog-cemitério decidam melhor pra que lado correr...

JOPZ

Postagens mais visitadas