LIVROS - A SANGUE FRIO


Terminei de ler A SANGUE FRIO do TRUMAN CAPOTE. O livro conta, disseca, elucida, revolve e vira do avesso a história do assassinato da família CLUTTER pela dupla Perry Smith e Dick Hickcock em uma fazenda no interior do Kansas nos idos de 1959. Diz-se que esse livro inaugurou um estilo: o romance de não ficção. Eu já gostava do Capote apos ler e assistir BONEQUINHA DE LUXO e agora virei fã... apesar de fazer uma descrição sangrenta e detalhada da cena do crime, o livro não é apenas um folhetim policial e sensacionalista... vai muito além fazendo um perfil psicológico profundo, desvendando as raízes,  hábitos, as motivações e tudo que levou a prática desse crime brutal onde pai, mãe, um filho e uma filha foram mortos com tiros de espingarda na cara. 

Recomendo assistir também o filme CAPOTE que mostra o outro lado, o processo exaustivo e desgastante que levou o escritor em uma jornada emocional por anos e anos aguardando a execução final dos meninos (era assim que capote chamava a dupla, de quem ficou muito amigo). Agora também quero conferir o filme baseado em outra biografia sobre ele: CONFIDENTIAL (InFamous).

Capote defendeu de alguma forma o Perry? Era apaixonado por ele? Inventou um gênero literário? Expandiu as fronteiras do jornalismo investigativo? Essas questões  só lendo e assistindo vai ser possível responder ou supor, talvez as reais resposta jamais saberemos. 



O estilo dele descrever as cenas é muito envolvente, segue um trecho do livro:

“Nas primeiras horas daquela madrugada de novembro, porém, sons nada costumeiros sobrepuseram-se aos ruídos noturnos normais de Holcomb – a histeria aguda dos coiotes, o arrastar seco das folhas sopradas pelo vento, o lamento distante dos apitos de locomotiva. Na ocasião, não foram ouvidos por ninguém na Holcomb adormecida – quatro disparos de espingarda que, no fim das contas, deram cabo de um total de seis vidas humanas.” 

Truman Capote - A Sangue Frio 

Comentários

san disse…
Beise Uán também é cultura.

Ou: Beise. A gente se lê por aqui.

Ou: Beise e você, tudoavê.


Jopz, adorei a sua resenha, bem fiel e boa de ler. Capote é phodástico. E, sim, acho que ele se apaixonou pelo Perry. Até eu, que sou uma praga de ruim, me comovi com o cara, carcula...

Continue assim, Jopinhoz. Tia San vai colar estrelinha dourada no seu caderno ;) batchos

Postagens mais visitadas