PANQUECAS SALGADAS

Essa receita muito sussê e super delícia eu aprendi lá no blog CENAS DA MINHA MEMÓRIA da TAINÃ... vi e achei fácil, e na primeira tentativa já deu certo. Esse é um prato bem saboroso e quentinho para esses dias de inverno, então decidi fazer pela segunda vez, registrar e mostrar o resultado de como ficaram as minhas panquecas salgadas.

Ingredientes: 01 ovo, 01 xicara de farinha de trigo e 01 xícara de leite por pessoa. Pela imagem dá ver que eu fiz uma travessa para 03 pessoas comuns ou 02 trolls.

Preparo da massa: Coloque tudo no liquidificador. Liquidos primeiro fica mais fácil misturar. Acrescente sal a gosto, mas a massa não deve ficar muito salgada, deixe isso para o recheio.

Bata um pouco, abra a tampa, raspe a farinha que fica grudada nas laterais do copo do liquidificador, feche, bata mais um pouco e tá pronta a massa líquida das panquecas.


Arrume uma frigideira média ou grande, daquelas com teflon. Unte com um pouco de manteiga. Pegue a massa com uma concha. Coloque sempre a mesma quantidade em cada conchada para os discos de panquecas ficarem com o mesmo tamanho. Despeje no centro da frigideira e rapidamente mova a frigideira inclinando como for preciso para fazer a massa líquida escorrer e espalhar por todo fundo da frigideira e ficar fininha. É muito rápido, em menos de 01 minuto já vai estar no ponto para virar. Jogue para cima se tiver habilidade ou use uma espátula. Do outro lado é mais rápido ainda e tá pronto um disco de panqueca. Vá empilhando tudo em um prato...

Nesse caso eu consegui fazer 10 discos de panqueca (ou seja, 10 conchadas de massa líquida). Quanto mais fininha a massa melhor. Deixe na frigideira até dar o ponto de sua preferencia, mas branquinha ou mais tostada.

Recheio: Agora é entupir as panquecas com um recheio bem delícia. Vale o que sua imaginação mandar. Pode abrir uma lata de molho pronto (um pomarola da vida), um molho ao sugo, um bolonhesa caprichado na pimenta, molho branco, creme de espinafre, quatro queijos, escarola com bacon, queijo e presunto, ricota com champignon e tomate seco, calabresa moída... dessa vez para agradar a Rb eu ralei queijo mussarela, misturei com creme de leite, requeijão, orégano, salsinha e cebolinha picados e fiz um recheio basicamente de queijo. A dika é espalhar o molho na parte de baixo da massa e começar a enrolar de baixo para cima, assim o molho vai sendo empurrado para o outro lado da massa conforme vc enrola. 

Montagem final: Coloque as massas recheadas e enroladas em uma travessa. A dika é deixar a pontinha da massa enrolada sempre para baixo na hora de montar na travessa. Se o molho que vc usou for um molho ao sugo por exemplo e já estava pronto e bem quente, então está no ponto p/ servir. Eu usei queijo no recheio e isso precisava derreter. Joguei mais mussarela e parmesão por cima para dar um efeito gratinado e levei ao forno por  15 minutos. Sobrou um disco de massa que o cozinheiro comeu de aperitivo (só pra testar o sabor ;-)
Super fácil, especialmente se vc já tiver o recheio pronto. A única coisa ruim dessa receita é que usa muita coisa (liquidificador, frigideira, travessas, forno, fogão, bla bla blá) e tanto a farinha quanto a massa líquida geram muita sujeira mesmo tomando cuidado (coisa que eu não tenho). O prato fica uma delícia, mas depois a cozinha fica assim... ainda bem que aki na B1B a gente tem uma regra... QUEM COZINHA NÃO LAVA!
Bom apetite e se kurtiu deixe suas dikas de recheios nos comentários. 

JOPZ 2011

Comentários

Bruno Teixeira disse…
HUMM.... QUE DELÍCIA...
DEU ÁGUA NA BOCA E FIKEI COM MUITA FOME, O PIOR É QUE VOU DEMORAR PRA IR EMBORA DO SERVIÇO.. HEHEHE

ABRÇS
BRUNO JP TEIXEIRA
O PORTUGA
JOPZ_B1B disse…
pode fazer que apesar da bagunça na cozinha o prato é muito saboroso.

JOPZ
Rb disse…
Eu assino embaixo. Essa panqueca ficou show! Boa demais!

Postagens mais visitadas